quinta-feira, 14 de junho de 2012

Rio+20 amanhece nesta quinta-feira na Praça da Liberdade. Campanha estimula a reflexão sobre a relação entre mineração e dano ambiental

Na semana em que começa a Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, uma agradável surpresa matinal para os belo-horizontinos: as placas mantidas pela empresa Vale, na Praça da Liberdade, apareceram com um novo layout.

As novas placas exibem agora informações precisas e detalhadas sobre a atividade da mineração e sua relação com o meio ambiente. O objetivo é estimular a reflexão e promover a consciência ambiental dos frequentadores do lugar.

Nesta quinta, durante as primeiras horas da manhã, as pessoas que passavam e se exercitavam na Praça da Liberdade demonstraram interesse e curiosidade pela nova campanha.

É pouco provável que a alteração nas placas seja uma ação de marketing da empresa - que não deixou passar despercebido o momento em que o tema ambiental está na pauta do dia por ocasião da Conferência da ONU. O mais certo é que foi uma ação de ambientalistas vinculados à Cúpula dos Povos (evento paralelo que ocorre no Rio) para denunciar a "maquiagem verde" das empresas de mineração e desmascarar seu discurso falsamente "ecológico".

Mas, de certeza, esta é a primeira vez que uma campanha educativa, com  o nome da Vale, expõe de forma clara e adequada os impactos ambientais e sociais das atividades minerárias.

Temos denunciado a mineração predatória em Minas Gerais e estamos à frente, entre outros projetos, da mobilização pela criação do Parque Nacional da Serra do Gandarela, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por isso apoiamos qualquer iniciativa que estimule a reflexão sobre a relação entre atividade econômica e dano ambiental.

MOVIMENTO PELAS SERRAS E ÁGUAS DE MINAS (MovSAM)